Foi hoje, quinta-feira, inaugurado um novo acelerador linear para tratamentos de radioterapia no centro oncológico da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Este era um aparelho há muito solicitado.
Trata-se de um investimento de cinco milhões de euros e tem como objetivo ajudar a reforçar a unidade de radioterapia do centro oncológico, em Vila Real, que entrou em funcionamento em 2007, tendo sido financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.
Este novo equipamento vai permitir realizar tratamentos mais complexos e precisos no centro oncológico, assim como tratar outro tipo de cancros.
As obras para a instalação do acelerador linear para tratamentos de radioterapia arrancaram em janeiro de 2022 e, à data, a Diretora do Serviço Radioncologia do CHTMAD, Amparo Moutinho, referiu que esta aquisição iria “permitir a realização de técnicas de radioterapia que até agora só são possíveis em centros mais especializados e irá criar condições para que os doentes oncológicos da região de Trás-os-Montes tenham os seus tratamentos com a maior proximidade possível”.
Este projeto inclui ainda o upgrade, ou seja, a atualização tecnológica do atual equipamento, aumentando “significativamente” a capacidade do centro hospitalar que trata doentes oncológicos dos distritos de Vila Real, Bragança e norte de Viseu.
Segundo o CHTMAD, até novembro de 2021 realizaram-se 11.383 sessões de tratamento de radioterapia em Vila Real, mais 7,4% do que em igual período de 2020. Em 2019 foram realizadas 11.856 sessões de tratamento.
Jornalista: Lara Torrado