O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) decidiu, por deliberação unânime, não autorizar festividades ou outros eventos do mesmo género, até 30 de setembro, em nove municípios.
Em declarações à imprensa, esclarecem não autorizar “a realização de eventos, atividades ou manifestações de qualquer ordem em espaços abertos, espaços e vias públicas ou espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas”. Em sequência da decisão, ficam canceladas todas as festas populares, desfiles, manifestações folclóricas ou todos os eventos onde não possa haver controlo de lotação e medidas sanitárias asseguradas.
A decisão foi tomada pela CIM-TTM depois da reunião com a Autoridade Regional de Saúde e o Bispo da Diocese de Bragança e Miranda, D. José Cordeiro, que foi realizada para averiguar os possíveis cenários decorrentes da atual situação pandémica no território e reavaliar as medidas a adotar.
O conselho intermunicipal da CIM é composto pelos presidentes de Câmara de nove municípios, nomeadamente Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
Jornalista: Catarina Moscoso
Foto: Leonardo Negrão / Global Imagens
Atualizado às 16h45, do dia 19 de maio de 2021