A Resíduos do Nordeste assinalou o dia do Ambiente, na passada sexta-feira, com a apresentação pública da nova frota de viaturas movidas a gás natural que vai realizar o serviço de recolha indiferenciada de resíduos urbanos nos Municípios da Terra Quente Transmontana: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.
Hernâni Dias, presidente do conselho de administração da empresa intermunicipal responsável pela gestão do sistema de resíduos do distrito de Bragança e do concelho de Vila Nova de Foz Coa, fez questão de ressalvar “a importância deste investimento em novos camiões, ainda por cima, utilizando um combustível mais limpo do que o tradicional diesel condição que impusemos até porque existe aqui, bem próximo do parque ambiental, uma unidade de abastecimento da Goldenergy”, acrescenta o também autarca de Bragança.
O diretor-geral da Resíduos do Nordeste revela que o investimento é superior a um milhão e setecentos mil euros de uma prestação de serviços, adjudicada após Concurso Público Internacional que “também inclui uma viatura de lavagem de contentores com sistema de reciclagem de água, um sistema de gestão inteligente de viaturas e de contentores, e 2890 contentores de diversas tipologias”. Paulo Praça destaca ainda que apesar deste esforço financeiro, “a tarifa de resíduos não será agravada”.
Recorde-se que, desde finais de 2018, a empresa intermunicipal já tem ao serviço equipamentos mais eficientes ao nível da recolha seletiva: 1 camião a gás natural, 2 viaturas híbridas e 1 viatura 100% eléctrica.
Diga-se que a Resíduos do Nordeste está a funcionar há 17 anos e tem atualmente cerca de 250 postos de trabalho diretos.
No dia mundial do ambiente, a Resíduos do Nordeste apresentou, no parque ambiental de Urjais, a nova frota de viaturas movidas a gás natural que vai realizar o serviço de recolha indiferenciada de resíduos urbanos nos cinco Municípios da Terra Quente Transmontana.
Jornalista: Fernando Pires