A nova operadora no Alto Tâmega e Barroso arranca hoje, através da entrada em serviço da rede que engloba as linhas Intermunicipais, Inter-Regionais e Municipais dos Concelhos de Boticas, Chaves, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, bem como dos antigos Transportes Urbanos de Chaves, agora designados de “Move Chaves”.
“A concessão vai permitir continuar a assegurar a oferta de transportes públicos à população, mantendo-se na globalidade a rede atual, sendo que as grandes novidades acontecem na rede de Transportes Urbanos de Chaves, através do prolongamento do percurso da LINHA 1 que servirá a zona do Seara e Fonte do Leite, bem como pela criação de mais uma linha, a LINHA 3, que servirá a zona de Nantes, com paragem no Bairro da Traslar” refere a nota de imprensa enviada à redação do Canal N.
Outra das alterações incide na alteração da paragem, que deixará de acontecer no terminal rodoviário designado por “Autoviação do Tâmega”, para o parque de estacionamento contíguo ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, que, temporariamente, constituirá a nova paragem Chaves-Central.
No que respeita aos postos de venda de títulos de transporte e carregamento dos cartões, esta operação poderá ser concretizada a bordo dos autocarros, bem como nos escritórios da Flaviamobil, na Estrada do Seara, Rua da Paz, 5400-672 Chaves ou nos escritórios da Socitransa, Bloco 1, Loja 2, na Avenida de Santo Amaro, Chaves, 5400-055.
Toda a informação relativa às linhas, frequências e horários encontra-se disponível na página da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), em www.cimat.pt/novos-horarios-transportes-alto-tamega-barroso-02-01-2024-em-atualizacao, e em formato físico nas paragens, sendo que para qualquer questão relacionada com esta temática deverá contactar o operador através do 935 410 006.
Recorde-se que a CIMAT lançou um Concurso Público Internacional para a “Contratação de serviço de transporte rodoviário de passageiros no Alto Tâmega”, por força do estabelecido no RJSPTP – Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (Lei n. º52/2015, de 9 de junho), e no Regulamento (CE) n.º 1370/2007, do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de outubro de 2007.
Jornalista: Lara Torrado