A meta definida corresponde a um objetivo de aplicação de mais de 500 milhões de euros de fundos estruturais na região norte, durante o ano de 2021.
O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, confirmou hoje aos representantes da Comissão Europeia e ao comité de acompanhamento do programa NORTE 2020 “a forte expectativa de alcançar até final de 2021 a meta de mais de dois mil milhões de euros de fundos comunitários executados”, equivalente a 61 por cento do orçamento global disponível até 2023.
De acordo com a CCDR-N, a meta corresponde a um objetivo de aplicação de mais de 500 milhões de euros de fundos estruturais na Região Norte, durante o ano de 2021, através deste programa regional. Esta ambição exige “um compromisso de toda a região e de todos os seus atores e uma forte dinâmica de aceleração”, referiu o Presidente da CCDR-N.
O Gestor do NORTE 2020 revelou ainda que no mês de Abril constituiu-se “o recorde mensal absoluto de pedidos de reembolso entregues por promotores de investimento na autoridade de gestão: 1264 pedidos, que representam 66 milhões de euros de investimentos”.
O NORTE 2020 dedica 112 milhões de euros do seu orçamento para medidas específicas de resposta à crise suscitada pela pandemia. “É um contributo relevante, expressa em várias tipologias de investimento, com especial ênfase nas áreas do emprego e do apoio à liquidez das empresas, com aplicação em todo o território regional”, afirmou o responsável.
A reunião do comité de acompanhamento do NORTE 2020 aprovou o relatório de execução anual do programa, que no final de 2020 contava com 10.616 projetos aprovados (mais 26% face ao ano anterior) e uma intenção de investimento de 4,4 mil milhões de Euros e um compromisso de aplicação de fundos estruturais superior a 3 mil milhões de Euros.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Artur Machado / Global Imagens