Plataformas de modernização administrativa pretendem reduzir o uso do papel e a necessidade de requisitar serviços presencialmente, no concelho.

A plataforma NoPaper, que já tinha começado a ser usada por outras autarquias, tem como intuito acabar com os processos em formato de papel, desmaterializando os processos de urbanismo. Através deste serviço, é possível criar processos relativos à gestão urbanística e submeter on-line todos os documentos necessários, de forma simples, intuitiva e interativa.

Até dezembro de 2021, para facilitar a transição, vai estar disponível o modo misto (digitalmente ou presencialmente no Gabinete de Apoio ao Munícipe). A partir de 2 de janeiro de 2022, passa a usar-se apenas o modo digital.

Também através dos Serviços Online do Município de Mirandela, a acessibilidade está à distância de um clique. Plataforma já em funcionamento, tem agora um novo portal que disponibiliza serviços e informações, facilitando, com um método rápido e seguro, a interação entre munícipe e autarquia. Aqui, é possível consultar informações de caráter público, bem como procedimentos gerais administrativos: pedidos de licenças, contratos de abastecimento de água, assuntos de urbanismo, inscrição nos transportes escolares, entre outros.

Os serviços digitais vão permitir, ainda, agilizar prazos e poupar o ambiente.

Jornalista: Catarina Moscoso

Slider