Com quase três décadas de existência, a Feira da Maçã, Vinho e Azeite está de regresso a Carrazeda de Ansiães. O certame é o mais importante do concelho e tem como objetivo a promoção e venda de produtos regionais, com particular destaque para o vinho, a maçã e o azeite.
A feira vai decorrer entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro, onde a maçã, o vinho e o azeite vão estar em destaque, por isso, estes três produtos vão ocupar a tenda principal do evento, num espaço com mais de 1100 metros quadrados. No entanto, não é só deles que se faz a festa, os frutos secos, o mel, os doces regionais, os folares, as bolas de carne, os queijos, o fumeiro, os enchidos e, ainda, o artesanato, vão fazer as delicias dos visitantes.
Mas como não há festa sem música e animação, este ano, ao palco do evento vão subir os Wet Bed Gang, no dia 29 de agosto, Insert Coin e DJ Kura, no dia 30, Miguel Araújo, a 31, e a 1 de setembro Nininho Vaz Maia.
Ao longo dos quatro dias de festa, a autarquia tem como principal preocupação de promover a cultura local, através da realização do cortejo etnográfico, que envolve mais de 20 associações locais, mas também da atuação de grupos locais, quer em palco, quer na realização de arruadas que espalham a música pelas principais ruas da vila.
No domingo destaca-se ainda a procissão dos oragos concelhios que percorre as principais artérias da vila.
MAÇA, VINHO E AZEITE GERAL 23 MILHÕES DE RENDIMENTO ANUAL PARA O CONCELHO
No total são 125 expositores que vão participar no evento sendo que 25 deles vão dedicar-se aos três produtos âncora do concelho de Carrazeda de Ansiães: a maçã, o vinho e o azeite.
Estes três produtos são a base da economia local, gerando anualmente, uma receita que pode ascender os 23 milhões de euros.
A maçã é o produto diferenciador, Carrazeda de Ansiães produz entre 28 a 30 mil toneladas de maçã por ano, o que o torna no maior produtor de maçã da região de Trás-os-Montes. Os pomares com macieiras ocupam 800 hectares dos 6 916 hectares de área agrícola do concelho.
Quanto ao vinho, Carrazeda de Ansiães possui 2800 hectares de vinhas trabalhadas por 1200 viticultores. O vinho de Carrazeda de Ansiães, cultivado nas encostas do Douro e do Tua, produz vinho do Porto, mas também vinhos DOC com a qualidade reconhecida à Região Demarcada do Douro.
Por fim o azeite ocupa 1920 hectares da área agrícola do concelho. Os olivais plantados nos vales e encostas dos rios Douro e Tua, garantem azeites com um carácter único e distinto, obtido a partir das variedades típicas de Trás-os-Montes, como a Cobrançosa, a Verdeal e a Madural. Boa parte do trabalho de produção é feito à mão, porque o declive do terreno não permite a mecanização, nomeadamente na apanha, e talvez por essa razão, cada pingo deste ouro líquido, carrega a identidade desta terra.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Carrazeda de Ansiães