Entre os dias 20 e 25 de março, Mirandela vai ser palco do projeto Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. Esta iniciativa inclui a apresentação de peças teatrais, nomeadamente a peça de teatro “Nau Nau Maria”.
Da autoria de Alice Azevedo, “Nau, Nau Maria” integra a programação da iniciativa Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II com o projeto Próxima Cena, e parte da adaptação da História Trágico-Marítima propondo uma viagem atribulada por esta que foi a mais magma desventura portuguesa.
A peça estreia em Mirandela dia 25 de março e, apesar de ser uma peça sem limites de idade, tem especial atenção ao público estudantil, uma vez que, para a construção da peça Alice Azevedo procurou relatos de viagens do tempo dos Descobrimentos, tema que faz parte do plano curricular português.
Nau, Nau Maria é uma peça didática e pedagógica, mas com um “q” de sátira e crítica social, que tanto se podia passar no séc. XV como no séc. XXI.
Nau Nau Maria iniciou a sua digressão no norte do país, tendo sido Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães os palcos pioneiros deste espetáculo. Depois de Mirandela, o espetáculo irá fixar-se no Fundão.
A Odisseia Nacional é um projeto do Teatro Nacional D. Maria II que, durante 2023, vai desenvolver “centenas de propostas artísticas em mais de 90 concelhos de Portugal continental e ilhas, democratizando a oferta teatral, fomentando a criação artística local, e relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas”, segundo se lê na nota de imprensa enviada ao Canal N.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Teatro Nacional D. Maria II