O distrito de Bragança foi um dos mais afetados pela diminuição da natalidade, com uma queda de 16,8% no número de nascimentos registrados no início de 2024.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Bragança registou um dos maiores decréscimos em relação ao ano anterior, com um total de apenas 494 bebês rastreados, um número abaixo dos 500 pela primeira vez desde 2015.

Em termos nacionais, 2024 apresentou uma diminuição de 1,3% na natalidade, com uma redução de 1.133 nascimentos em comparação com o ano passado. Este declínio é acompanhado por uma perda expressiva de nascimentos em dois terços dos distritos, com destaque para Bragança, que sofreu a maior queda percentual entre as regiões.

No entanto, Bragança não é um caso isolado, outros distritos do interior, como Portalegre e Guarda, também registaram decréscimos no número de nascimentos.

O futuro da natalidade no distrito de Bragança e em outras regiões do interior do país permanece incerto. As autoridades afirmam que é crucial implementar políticas públicas que possam apoiar a criação de famílias, como o melhor acesso à habitação e proporcionar empregos estáveis para reverter essa tendência de queda na natalidade, mas reconhecem que os desafios são consideráveis.

Jornalista: Lara Torrado

Slider