O Governo deu luz verde ao investimento superior a 1,2 milhões de euros, que servirá para reabilitar um antigo edifício de ensino do pré-escolar em Murça e transformá-lo no novo posto da GNR da vila.
A portaria foi publicada hoje em Diário da República (DR), onde se poder ler que o Governo autoriza a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna a assumir os encargos orçamentais relativos à obra de reabilitação do posto territorial de Murça da GNR.
O valor total é de 1,2 milhões de euros, mais o IVA à taxa legal em vigor, que deverá ser repartida entre os anos 2023 (353 mil euros) e 2024 (832 mil euros).
De referir que a empreitada resulta de um acordo de cooperação assinado entre o Ministério da Administração Interna, a Guarda Nacional Republicana e o município de Murça, o qual vai ceder o antigo edifício do ensino pré-escolar.
Neste equipamento, serão “realizadas obras de remodelação, dotando-o dos requisitos fundamentais para uma maior eficiência e bom desempenho dos profissionais da GNR na sua missão policial”.
O atual posto encontra-se degradado e já há vários anos eram reclamadas melhores condições de trabalho, de segurança e de atendimento. Recorde-se que a Câmara Municipal de Murça divulgou em 2020 a assinatura do protocolo de cooperação com a Secretaria-Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, mas devido à pandemia o avanço do projeto acabou por sofrer alterações.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: GNR