Ao longo do ano 2023, a Câmara de Murça, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, procedeu ao extermínio de um total de 110 ninhos de vespa velutina, também conhecida como “vespa asiática”. Este número representa um aumento do número de ninhos destruídos comparativamente ao ano de 2022.
“A vespa asiática representa um risco para a apicultura, produção agrícola, ambiente e também para o bem-estar e a segurança dos cidadãos, embora não seja considerada individualmente mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia” relembra a autarquia de Murça.
Quando perturbada, a vespa asiática poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada. Dada a visibilidade dos ninhos de vespa velutina e a maior probabilidade de contacto com os mesmos, esta espécie pode constituir um risco acrescido para as populações.
A autarquia tem vindo assim a promover a destruição dos ninhos que são detetados no concelho como medida de controlo da proliferação desta espécie, numa ação cujos números vêm crescendo de ano para ano.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Armindo Teixeira