Provar vinho produzido no Douro ao ar livre, em pleno centro histórico de Murça, vai ser o plano para os dias 2 e 3 de junho.
O município de Murça vai acolher a primeira festa-mostra Vinhos Brancos na Praça, em simultâneo com a tradicional Feira Franca da vila, um evento que faz parte da Cidade Europeia do Vinho – Douro 2023.
Para além das provas e animações vínicas, será possível comprar vinhos a preços de produtor. A esta atividade junta-se uma festa de gastronomia, com sabores locais, petiscos, artesanato e outros produtos.
De acordo com a autarquia, “nesta mostra estarão presentes produtores de Murça, como as Caves de Murça, a Quinta de Porrais (Casa Santos Lima), Águia Moura, Monte de S. Sebastião, Seis Tornas, Casa Agrícola Borges, Casa Boal, entre outros, mas também alguns dos mais renomados produtores do Douro, ligados a este concelho através da compra regular de uvas para vinhos brancos tranquilos e Porto branco”, refere, em comunicado.
A natureza dos solos, a localização dos terrenos e ao trabalho incansável de gerações e gerações de viticultores no desenvolvimento da cultura da vinha e na adaptação das melhores castas ao território, são algumas das características que proporcionam a fama destes vinhos ali produzidos.
“Murça tem todas as condições para se afirmar como a capital dos vinhos brancos do Douro”, refere o autarca de Murça, citado em nota de imprensa.
Mário Artur Lopes acrescenta que “abrir novos horizontes ao Alto Douro vinhateiro passa também por dar a conhecer ao mundo o que este território ímpar produz de melhor, o que, no caso de Murça, é a qualidade das suas uvas, em especial as uvas brancas, que dão origem a vinhos distintos e cheios de carácter”.
No que toca à gastronomia, estarão em destaque vários restaurantes locais, bem como produtores de azeite, enchidos, queijo e de doces típicos locais, como os famosos Toucinho do Céu e Queijadas de Chila.
Jornalista: Rita Teixeira