Os protocolos de concessão de apoio financeiro às 39 freguesias do concelho de Chaves, no valor de 840 mil euros – montante a que vem juntar-se o apoio anual à Associação de Freguesias, que ronda os 80 mil euros – foram assinados ontem.
Segundo a autarquia, “a estes apoios financeiros, o município tem já em execução investimentos em obras de importância local”. Exemplos disso, são: alargamento da rede de saneamento, beneficiação de estradas e caminhos municipais, melhorias na rede de abastecimento de água, beneficiação e alargamento da rede de iluminação pública.
Em comunicado, o presidente da Câmara, Nuno Vaz, afirmou que o objetivo é “chegar ao final do mandato, em 2025, com uma atribuição anual de um milhão e meio de euros”, visto que “as populações locais merecem e o trabalho dos presidentes de Junta é credor dessa nossa ambição”, sublinhou.
O executivo recorda que, desde 2017, foram já atribuídos às Juntas de Freguesia mais de três milhões e quinhentos mil euros, para fazer face à execução de competências próprias e à concretização de projetos e atividades de interesse local.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Chaves