A Escola Básica do 1º Ciclo de Sanfins do Douro foi palco de um simulacro de evacuação de emergência, numa iniciativa do Município de Alijó, em estreita colaboração com o Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, disse hoje a autarquia em comunicado.
A atividade que contou com a presença do Presidente da Câmara, José Rodrigues Paredes, do Serviço Municipal da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro insere-se na estratégia do Município que prevê a realização de simulacros periódicos em todas as escolas do Concelho, de modo a treinar comportamentos de segurança a ter em caso de emergência por parte de toda a comunidade escolar.
Segundo o município “alunos, professores e pessoal não docente cumpriram com as orientações previstas em caso de emergência ao ouvirem a campainha da escola dar o sinal de alerta para a ocorrência de um sinistro e abandonaram as salas de aula, dirigindo-se em fila e encostados à parede até ao ponto de encontro, situado no exterior da escola”.
“A realização de simulacros é fundamental, por exemplo, para operacionalizar os planos de emergência, praticar os procedimentos estabelecidos, identificar vulnerabilidades existentes e futuras necessidades”, acrescenta a Câmara Municipal.
Jornalista: Sara Teixeira
Foto: CM Alijó