O município de Alijó promoveu um projeto-piloto que consiste na compostagem comunitária. Nesta primeira fase, o projeto foi implementado nas freguesias de Alijó, Favaios e Sanfins do Douro, onde foram instalados compositores comunitários. Desta forma, irá permitir um processo natural de reciclagem de matéria orgânica para aproveitar os resíduos provenientes de cozinhas, jardins e hortas, e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes.
Segundo o regulamento, os objetivos e metas estabelecidos a nível nacional e comunitário de recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis têm em vista a valorização orgânica por processo. Este projeto-piloto resulta de uma candidatura ao programa RecolhaBio, financiado pelo Fundo Ambiental.
Quem aderir ao projeto-piloto tem direito à entrega gratuita de um kit de compostagem que inclui um balde para deposição dos biorresíduos e um manual digital de compostagem comunitária e combate ao desperdício alimentar.
O projeto está destinada a todos os cidadãos com residência nas freguesias de Favaios, Alijó e Sanfins do Douro, em zonas próximas aos compostores comunitários instalados.
A autarquia de Alijó tem como base promover e incentivar a compostagem comunitária de resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas, hortas ou jardins, acrescentar o composto (matéria orgânica) ao solo, enriquecendo-o, divulgar métodos e técnicas de compostagem, capacitar os participantes do projeto para práticas mais sustentáveis, estando assim a valorizar o território e os seus recursos, permitindo que os biorresíduos possam ter uma vida útil maior.
Escrito por: Jenniffer Almeida