A Igreja Matriz, em Freixo de Espada à Cinta, e o Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro, vão ser contemplados com a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os dois edifícios transmontanos vão beneficiar de 1,2 milhões de euros e 700 mil euros, respetivamente.
O PRR vai dar mais 40 milhões de euros para a reabilitação e conservação do património cultural nacional. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, na sessão de apresentação da proposta de reprogramação do PRR para o património cultural, realizada no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.
A proposta abrange mais 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus espalhados pelo país, incluindo as regiões autónomas, que se juntam às 49 intervenções já programadas, pelo que, no total, haverá 78 intervenções no território.
Os imóveis afetos à Direção Regional de Cultura do Norte serão contemplados com um reforço de verba na ordem dos 7 milhões de euros, destinados a várias intervenções, onde está incluída a Igreja Matriz, em Freixo de Espada à Cinta, e o Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro.
O ministério recorda que o montante, já anteriormente destinado pelo PRR a Intervenções em Bens Culturais Imóveis afetos à Direção Regional de Cultura do Norte, ascende a um valor global de cerca de 9 milhões de euros, contemplando em Terras de Trás-os-Montes a Concatedral de Miranda do Douro, a Domus Municipalis, em Bragança, e o Paço dos Duques de Bragança.
Recorde-se que o PRR é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que visa implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.
Segundo o Governo, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal contratou com o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e com o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), os investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área da Cultura.