Já é oficial. Mogadouro vai ter uma Unidade Local de Formação para Agentes de Proteção Civil. O Contrato de Comodato foi esta manhã assinado entre o município de Mogadouro e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mogadouro (AHBVM), mediante o qual foi cedido um terreno para a associação.
No verão passado, o município de Mogadouro tomou a decisão de abdicar de grande parte da verba que lhe estava destinada no Programa Norte 2030 para operações relacionadas com proteção civil a favor da A. H. de Bombeiros Voluntários de Mogadouro, de forma a que esta entidade pudesse realizar dois projetos que se consideram muito importantes para os Bombeiros e para toda a comunidade: a ampliação do Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mogadouro e a Construção de Unidade Local de Formação para Agentes de Proteção Civil.
Para realizar este segundo projeto a AHBVM precisava de um terreno com a dimensão e localização idóneas para a instalação da estrutura planeada. O município, tendo em atenção a necessidade apresentada e a pertinência do projeto para o desenvolvimento do concelho, deliberou por unanimidade, em reunião celebrada a 26 de dezembro de 2024, ceder para o fim descrito 7/8 do terreno onde se encontra instalada a ETAR Norte, no lugar de Vale de Calheiros.
A Unidade Local de Formação para Agentes de Proteção Civil vai servir não apenas os agentes de Mogadouro, mas de toda a região Norte, “sendo projetada como uma estrutura moderna, bem equipada e preparada para disponibilizar formação do mais alto nível e treinos operacionais na panóplia de áreas temáticas dentro da especificidade de cada força de proteção civil” refere a autarquia em comunicado.
Desta forma, a infraestrutura vai contribuir para a mitigação das consequências resultantes das alterações climáticas, aumentando a segurança territorial e o nível de resiliência a eventos extremos e potenciando uma resposta mais eficaz e eficiente na redução de riscos e na proteção de pessoas e bens.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Mogadouro