O município de Mogadouro vai associar-se à Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego para implementar no concelho o programa Formação + Próxima, através da assinatura de um protocolo com o Turismo de Portugal.
O programa Formação + Próxima tem como principais destinatários “os empresários do setor turístico, hotelaria, restauração e comércio, bem como os serviços públicos e privados de gestão nesta área”, explica a autarquia, em comunicado.
O principal objetivo é capacitar o território na “arte da hospitalidade”, dando oportunidades aos agentes que laboram neste setor para ampliarem os seus conhecimentos em áreas chave para o desenvolvimento das atividades e para a prestação do melhor serviço possível aos clientes.
Segundo o município, as ações de formação a desenvolver são determinadas com base num diagnóstico inicial de necessidades e interesses realizado junto do público alvo. Em Mogadouro a fase de diagnóstico terminou a 10 de novembro, tendo sido obtida a participação de mais 70% dos empresários dos setores alvo.
“O diagnóstico foi realizado através de uma ferramenta digital que permite aferir conclusões quase imediatas sobre as ações a priorizar, horários mais adequados para as aulas e uma estimativa do número de formandos em cada ação. Deste modo, será possível desenhar um plano de formação direcionado para a realidade dos empresários e dos trabalhadores do setor do turismo no concelho de Mogadouro, o que, certamente, vai contribuir de forma muito positiva para os resultados do projeto”, explica.
O protocolo de colaboração para implementação da iniciativa será oficializado na próxima segunda-feira, às 15 horas, Centro de Interpretação do Mundo Rural.
Jornalista: Rita Teixeira