Foi esta sexta-feira, 27 de setembro, aprovada por unanimidade, pela Assembleia Municipal de Mogadouro, a atribuição do Estatuto de Interesse Municipal para uma nova Unidade de Saúde a instalar em Mogadouro.
No passado dia 24 de setembro, em reunião do órgão Executivo, foi também aprovada a proposta de protocolo para o estabelecimento deste serviço, entre o Município de Mogadouro e o Hospital Terra Quente S.A.
“Para a instalação deste novo hospital foi cedido o edifício e terreno da antiga cantina escolar, na Rua Dr. Francisco Vicente, ficando todas as obras necessárias a cargo da empresa” refere a autarquia em comunicado.
Com a implementação deste projeto, Mogadouro passará a contar com uma unidade de saúde privada, “que disponibilizará aos habitantes do nosso concelho, e dos concelhos vizinhos, consultas médicas e exames complementares de diagnóstico” explica o mesmo comunicado. Deste modo, será possível evitar a deslocação das pessoas por centenas de quilómetros para, por exemplo, fazer uma simples ecografia.
Mogadouro goza de uma reconhecida centralidade geográfica, pelo que esta extensão de saúde também poderá servir os concelhos vizinhos, que também estão afastados dos hospitais de referência.
A Câmara Municipal encontra-se recetiva para receber e apoiar, na medida das suas possibilidades, todos os projetos que revertam em claro benefício para o território e para as pessoas.
A direção do Hospital Terra Quente S.A. estima que a primeira fase do novo hospital esteja terminada e pronta a funcionar já em julho de 2025.
Jornalista: Lara Torrado