O município de Mogadouro vai investir 1,82 milhões de euros na reabilitação energética e funcional do edifício da Escola Secundária de Mogadouro e do Pavilhão Gimnodesportivo. A data de conclusão do projeto está prevista para o dia 30 de junho de 2026.

As obras, que estão prestes a começar, visam a modernização do estabelecimento público de Ensino do 2.º e 3.º ciclos e secundário do Agrupamento de Escolas de Mogadouro (EB 2,3+S de Mogadouro).

Esta intervenção resulta da necessidade urgente e prioritária de colmatar as deficiências existentes ao nível de infraestruturas e equipamento do edifício da EB 2,3+S de Mogadouro e do seu Pavilhão Gimnodesportivo. O edifício da EB 2,3+S de Mogadouro chegou ao seu formato atual através de um conjunto de ampliações sucessivas. As alas mais antigas do edifício foram construídas por volta do ano de 1960.

O edifício, ou as diferentes fases que o compõem, apresentam elevado nível de desgaste dos materiais, apresentando, também, patologias graves decorrentes do decréscimo da qualidade construtiva, denunciada na última fase de construção.

O recinto da EB 2,3+S de Mogadouro integra também um Pavilhão Gimnodesportivo destinado à prática desportiva no âmbito da disciplina de Educação Física, mas também do Desporto Escolar. Desde a sua construção, da primeira metade dos anos 80, perfazendo quase 40 anos de atividade, a única intervenção realizada diz respeito à substituição da cobertura em chapa simples, por uma cobertura em chapa sandwich. O estado de conservação deficiente e o desconforto térmico que se vivencia dentro do edifício, quer de inverno (balneários muito frios), quer de verão (extremo calor dentro do próprio pavilhão, impróprio para a prática desportiva) são motivos válidos para que esta seja considerada uma intervenção urgente.

A conclusão das obras está prevista para o final do mês de junho de 2026, contando com um investimento que ronda os dois milhões de euros.

Jornalista: Lara Torrado

Slider