Com um conjunto de atividades que irão prolongar-se durante 2023, Mogadouro festeja os 750 anos da atribuição da Carta de Foral pelo rei de Portugal D. Afonso III.

“Lançámos várias iniciativas para comemorar a atribuição da Carta de Foral em 1272 pelo então rei D. Afonso III. Já esta terça-feira vão realizar um fórum que reúne um painel de investigadores para realçar a importância da atribuição do Foral a Mogadouro”, menciona António Pimentel, autarca de Mogadouro e acrescenta que “estas iniciativas têm agora o seu início e vão-se prolongar até 2023”.

A Carta de Foral trouxe, ao concelho de Mogadouro, responsabilidades no campo de defesa da linha de fronteira com o seu castelo e vários privilégios económicos e territoriais que marcaram a diferença durante a Idade Média.

“Olhando para a história de Mogadouro, o que se pretende é realçar a evolução que o concelho tem tido nos últimos anos. Mogadouro tem contado nas últimas décadas com um conjunto de autarcas que contribuem para o desenvolvimento e progresso do todo o concelho”, frisa António Pimentel.

Segundo a agência Lusa “a cultura e a história do concelho são recursos que a autarquia pretende valorizar e potencializar para assinalar estes 750 anos sobre a atribuição da Carta de Foral”.

O primeiro foral foi atribuído por D. Afonso III a Mogadouro no dia 27 de dezembro de 1272, em Santarém, de acordo com Antero Neto, historiador local. “A outorga do Foral inseriu-se na política levada a cabo por este monarca no sentido de reforçar o povoamento e o domínio sobre o território nacional da jovem nação, na sequência da conquista do Algarve e definição das fronteiras portuguesas”, explicou.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Slider