O Município de Mogadouro passou a assegurar o transporte gratuito aos doentes do concelho para consultas e exames de todas as especialidades.
Em declarações à Lusa, António Pimentel, autarca de Mogadouro, referiu que até agora “só faziam o transporte de doentes oncológicos para o Instituto Português de Oncologia (IPO), no entanto decidiram alargar o serviço de forma gratuita a todos os doentes para efetuarem consultas ou exames médicos”.
Os serviços de transporte serão alargados a todos os escalões e faixas etárias, uma vez que em Mogadouro a não ser hemodiálise, não há consultas para a realização de exames de especialidade.
O autarca assegura que “99% do recurso a consultas e exames de especialidade clínica acontecem em hospitais e clínicas dos distritos de Bragança, Porto e Vila Real, que abrange, praticamente, a totalidade das necessidades dos utentes deste concelho”.
Nos últimos três meses foram transportados mais de uma centena de doentes para consultas e exames, sendo que mais de 90% foram transportados para hospitais e clínicas da área do Grande Porto, de acordo com os serviços autárquicos.
O serviço passa a abranger todos os hospitais e clínicas públicas ou privadas dos distritos de Bragança, Vila Real e Porto e é assegurado pelos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, através de viaturas de transporte de doentes não urgentes.
A autarquia disponibiliza este serviço de forma permanente sendo que o reforço financeiro será efetuado sempre que necessário, mediante as necessidades e número de viagens dos utentes.
Jornalista: Inês Carvalho