A Comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) lançou ontem, em Miranda do Douro, o projeto-piloto “Miúdos pelo monte”, uma iniciativa de educação ambiental voltada para crianças. O objetivo é promover a sensibilização ecológica e o conhecimento da biodiversidade local.
O projeto começou no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro e será ampliado para incluir três outros agrupamentos escolares dos municípios que fazem parte do PNDI: Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta (ambos no distrito de Bragança) e Figueira de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda).
De acordo com o vice-presidente da Câmara de Miranda do Douro, que também é responsável pelo setor da Educação, esta iniciativa visa proporcionar aos mais novos uma interação direta com a fauna e a flora do parque.
António Pimentel, presidente da Comissão Técnica de cogestão do PNDI e autarca de Mogadouro, explicou que o projeto tem como objetivo aumentar o conhecimento e o interesse das crianças pela biodiversidade, além de incentivar o sentimento de pertença ao território.
As atividades, destinadas a alunos do 4.º ano, começaram este mês com a ação “Floresta na escola”, na qual os estudantes vão aprender sobre as florestas autóctones e as espécies de árvores típicas da região. No segundo período letivo, a programação incluirá sessões para explorar as aves que habitam o parque natural e discutir a relação dos alunos com a área protegida. No terceiro período, já com a chegada da primavera, os estudantes dos quatro municípios terão a oportunidade de explorar o monte em atividades ao ar livre e interagir com colegas de outras escolas.
O projeto será realizado ao longo do ano letivo 2024/25 e abrange a área protegida do PNDI, a segunda maior do país, que se estende por 122 quilómetros e abrange 35 aldeias dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.
Jornalista: Lara Torrado