A Câmara Municipal de Chaves assinala o Dia Mundial da Árvore, a 21 de março, com a plantação de cerca de 870 árvores em três locais distintos, e para ajudar, miúdos e graúdos juntam-se à iniciativa.

Este ano, a atividade terá a particularidade de juntar crianças e séniores, numa ação intergeracional e educativa que pretende a partilha de valores ambientais. Esta iniciativa visa igualmente a reflorestação de área ardida no concelho, no ano de 2022, de forma a sensibilizar a população.

No total, serão plantadas 868 árvores, das quais 134 fruteiras, 734 folhosas em três áreas de plantação distintas: dois equipamentos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Chaves – Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) de Casas dos Montes e ERPI de Vidago – bem como o Baldio de Ervededo, junto ao Santuário do São Caetano.

Na ERPI de Casas dos Montes serão plantadas 92 árvores, em 2000 m2, enquanto na ERPI de Vidago serão 42 árvores em 800 m2. No Baldio de Ervededo serão plantadas folhosas, num total de 734 pés, numa área de aproximadamente 6700 m2. Em cada um dos locais serão sete variedades de fruteiras.

A iniciativa, este ano subordinada ao tema “Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor”, realiza-se em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Chaves e ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Jornalista: Lara Torrado

Slider