“A Responsabilidade Política dos Eleitos Locais”, a última obra do mirandelense Rui Magalhães em parceria com Miguel Rodrigues e Cláudia Costa, seus orientadores do Mestrado em Administração Autárquica, editada no dia 23 de julho, sob a chancela da Almedina, lidera o top de vendas de livros jurídicos daquela editora reconhecida como uma das melhores do país.

Diga-se que o livro chegou mesmo a liderar, nos últimos dias, o Top 8 de vendas de todos os livros editados pela Almedina, passando esta quarta-feira para o segundo lugar.

Segundo os autores, a obra “mais não pretende do que constituir um motivo para refletir sobre a nobre função do eleito local e dos deveres a que deve estar vinculado, explorando temáticas relativas à responsabilidade, à transparência, à ética e ao dever de prestação de contas”, pode ler-se no site da editora.

A obra harmoniza e concilia dezoito anos de experiência autárquica do ex-autarca e mirandelense Rui Magalhães com o saber académico e científico dos seus orientadores do Mestrado em Administração Autárquica (Miguel Rodrigues e Cláudia Costa), obtido na ESACT/IPB de Mirandela”.

Esta é já a terceira obra com a assinatura do mirandelense Rui Magalhães. Em 2009, já tinha lançado o “Manual de Procedimento Administrativo para Freguesias” e em 2011, o “Manual dos Membros das Assembleias Municipais”.

Quem são os autores:

RUI MAGALHÃES

Acumulou cerca de dezoito anos de experiência autárquica em cargos executivos, deliberativos e de gestão de gabinetes de Mirandela e integrou também o Conselho Geral da ANAFRE, entre outros cargos por inerência.

É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestre em Administração Autárquica pela Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB).

É autor de vários livros de gestão autárquica, com destaque para o “Manual de Procedimento Administrativo para Freguesias” e para o “Manual dos Membros das Assembleias Municipais”.

MIGUEL RODRIGUES

Professor Auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Doutorado em Ciências da Administração pela Universidade do Minho.

É diretor do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP). É membro do conselho editorial do Journal of Urban Affairs.

É diretor do Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) na Universidade do Minho. As suas áreas de investigação são a organização de serviços públicos, gestão de parcerias.

CLÁUDIA S.COSTA

Professora Adjunta da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB).

Doutorada em Ciências da Administração pela Universidade do Minho, com uma tese sobre Políticas Públicas do Turismo nos Municípios Portugueses.

É diretora da Licenciatura em Gestão e Administração Pública e integra a Comissão Científica do Mestrado em Administração Autárquica (EsACT-IPB). É membro efectivo.

Jornalista: Fernando Pires

Slider