Entre os 230 deputados eleitos para a Assembleia da República, nas legislativas do passado domingo, estão dois naturais do concelho de Mirandela.

Para além de Sobrinho Teixeira, eleito pelo PS no círculo eleitoral de Bragança, também Ricardo Lino vai estar no Parlamento depois da sua eleição por Coimbra, onde figurava no sexto lugar da lista socialista. O agora deputado, de 40 anos de idade, estudou em Mirandela até ao 12º ano, fez todo o seu percurso académico na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Arqueologia e História, e onde atualmente reside com a mulher e uma filha.

Ricardo Lino foi assessor do gabinete da presidência na câmara de Coimbra, nos dois últimos mandatos da liderança do socialista Manuel Machado. Nas legislativas, estava no número seis da lista do PS e acabou por ser eleito. O mirandelense confessa que ficou surpreendido com o resultado. “É verdade que contávamos ganhar a eleição aqui em Coimbra, mas meter seis deputados foi algo histórico porque nunca tinha acontecido.

Não estávamos a contar com este resultado que estava fora das nossas expetativas”, conta.Ricardo Lino não esconde que aguarda com enorme entusiasmo a sua estreia na Assembleia da República. “Estou com grande expetativa para fazer o trabalho que é devido enquanto deputado da Nação e espero corresponder e fazer um bom trabalho”, acredita.O mirandelense agora eleito por Coimbra considera que vai ter uma responsabilidade “acrescida” no Parlamento, porque espera poder apoiar os dois deputados socialistas eleitos por Bragança, o distrito de onde é natural.

“Tentarei sempre na medida do possível, uma vez que sou natural desse distrito, ajudar os meus colegas que foram eleitos por aí, neste caso o Sobrinho Teixeira e a Berta Nunes, sempre com toda a disponibilidade, tal como certamente eles estarão para ajudar aqui os camaradas de Coimbra, até porque a nossa lista é bastante solidária como um todo a nível nacional”, sustenta.

Ricardo Lino vem com muita frequência à sua terra Natal, onde chegou a ser presidente da concelhia da JS e integrou, nas autárquicas de 2009, a lista socialista candidata à câmara Municipal na primeira vez que a atual presidente do Município, Júlia Rodrigues, se candidatou acabando por ficar no segundo lugar, perdendo para José Silvano, atual secretário-geral do PSD, que também foi eleito para a Assembleia da República, pelo distrito de Lisboa.

O concelho de Mirandela vai então ter dois deputados na Assembleia da República. Sobrinho Teixeira, eleito por Bragança, e Ricardo Lino, eleito por Coimbra.

Também José Silvano, apesar de ter nascido em Abaças, no distrito de Vila Real, tem a sua vida profissional e familiar ligada à cidade mirandelense onde foi diretor do centro de emprego, presidente da Assembleia Municipal e presidente da câmara durante 16 anos.

Jornalista: Fernando Pires

Slider