É o culminar de uma época de sonho. Eduardo Sousa Veiga, o atleta do Valdepeñas, em Espanha, e natural de Mirandela, acaba de ser distinguido como o melhor guarda-redes da temporada 2019/2020 da Liga de Futsal Espanhola.
“Foi uma boa surpresa recebida logo pela manhã. Acordei com essa notícia, comecei a receber mensagens de parabéns e percebi o que se passava”, conta o mirandelense de 23 anos que confessa não estar à espera de receber o prémio, tendo em conta que os dois adversários que também estavam nomeados tinham conquistado títulos nacionais, esta época. Jesús Herrero, foi campeão pelo Inter Movistar e Juanjo, do Barcelona, conquistou a taça. “Sabia o ano que fiz, mas aos estarem os que ganharam títulos, estava na dúvida, mas felizmente fui o escolhido. Receber este reconhecimento daquele que é o melhor campeonato do mundo é para mim um enorme orgulho”.
Recorde-se que o jovem guarda-redes natural de Mirandela foi fundamental na campanha do Valdepeñas, um clube sem grande história e que este ano foi finalista vencido da taça e vice-campeão nacional.
Para além da visibilidade nas duas competições mais importantes da Liga que é considerada a mais competitiva do mundo, Edu também já foi chamado à Seleção Nacional de Futsal por quatro vezes. A última foi em Janeiro para a Ronda de Elite com a qualificação de Portugal para o Mundial na Lituânia.
Depois de já ter renovado com o seu clube até 2023, Edu diz ter vários objetivos a curto e médio prazo. “O foco é trabalhar muito e tentar a titularidade no meu clube e ir sempre à seleção, bem como estar presente no mundial. Depois de 2023, gostava de lutar por outros títulos e não coloco de parte a possibilidade de um dia jogar em Portugal, no Benfica ou no Sporting”, conta.
Eduardo Sousa Veiga é natural de Mirandela, mas reside em Espanha há uma década, onde joga na 1ª Divisão de Futsal. Depois de ter atuado dois anos no Osasuna Magna, o jovem guarda-redes assinou pelo Viña Valdepeñas, também da liga principal, onde vai continuar até 2023.
Foi agora considerado o melhor guarda-redes da Liga Espanhola.
Jornalista: Fernando Pires