Edu Veiga fez história pelo Valdepenas ao chegar pela primeira vez a duas finais: a Taça e a Liga de Espanha. Ontem, empatou com a equipa do “mágico” Ricardinho, mas critério de desempate favoreceu o Inter Movistar.
Edu SousaVeiga, o jovem guarda-redes mirandelense, que defende as cores do Viña Valdepeñas, esteve apenas a um golo de se sagrar campeão espanhol de futsal.
Ontem, na final da Liga do país vizinho, o guarda-redes de 23 anos que já conta com três internacionalizações pela seleção portuguesa empatou a três bolas com o Inter Movistar, resultado suficiente para a equipa onde alinha o português Ricardinho conquistar o título devido ao critério que definia que, em caso de empate o Inter Movistar seria o campeão por ser a equipa que na fase regular ocupava o primeiro lugar da classificação quando a competição foi interrompida, devido à pandemia da Covid-19.
Edu Sousa Veiga foi titular na baliza do Valdepeñas, já o “mágico” Ricardinho não chegou a ser utilizado pelo treinador, ainda assim conquistou o sexto título em sete épocas no Inter Movistar e está de saída para jogar no ACS Paris.
Edu Veiga, natural de Mirandela, ajudou a sua equipa a fazer história, numa temporada de sonho, já que pela primeira vez aquela formação marcou presença na final da Liga e também na final da Taça, onde foi derrotada pelo Barcelona.
Para além da visibilidade nas duas competições mais importantes da Liga que é considerada a mais competitiva do mundo, Edu também já foi chamado à Seleção Nacional de Futsal por três vezes.
A última foi em Janeiro para a Ronda de Elite com a qualificação de Portugal para o Mundial na Lituânia.
Jornalista: Fernando Pires