A vila de Passos, no concelho de Mirandela, acolherá a primeira residência de cuidados continuados em saúde mental no distrito de Bragança, resultado de uma parceria entre a Associação Matiz e o município de Mirandela.
Está em marcha a criação da primeira residência de saúde mental integrada na rede nacional de cuidados continuados no distrito de Bragança. A unidade, que ficará localizada na aldeia de Passos, concelho de Mirandela, é fruto de uma iniciativa da Associação Matiz em colaboração com o município de Mirandela e a Junta de Freguesia de Passos.
A intervenção, estimada em 350 mil euros, cobrirá as obras de adaptação de um edifício cedido pela Junta de Freguesia por 30 anos. Está previsto que a empreitada termine dentro de dois anos e poderá acolher até 14 pessoas.
A futura residência destina-se a indivíduos com incapacidade psicossocial moderada ou leve, decorrente de doença mental, que se encontrem clinicamente estáveis e aptos para a vida em comunidade.
Com esta nova residência, Mirandela torna-se uma referência em cuidados continuados de saúde mental, oferecendo um espaço dedicado a apoiar pessoas e suas famílias no processo de integração e estabilidade.
SOBRE A MATIZ
A Matiz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que pretende melhorar alguns aspetos no domínio da assistência nos cuidados de saúde mental na região de Trás-os-Montes, com especial incidência no concelho de Mirandela, visando facilitar o acesso aos mesmos a toda a população, de uma forma equitativa em todas as fases da vida.
Com sede em Vila Nova das Patas, na freguesia de Carvalhais, foi fundada em 2017 e opera como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social). Além deste novo projeto, a associação já oferece apoio domiciliário em saúde mental, através de uma equipa multidisciplinar que integra a rede nacional de cuidados continuados.
A Matiz também desenvolve projetos na área da prevenção e promoção da saúde mental, como o “Aproximar Mirandela”, que oferece oficinas de estimulação cognitiva, criativa e digital, em parceria com o Município, a junta de freguesia e a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança.
Jornalista: Lara Torrado