Tal como já foi anunciado, no distrito de Bragança, apenas o concelho de Miranda do Douro ultrapassou a barreira dos 120 casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes, em 14 dias.
Mas como é a primeira vez que isso acontece, apenas terá aplicação de restrições se repetir esses valores na próxima análise, na véspera da quarta fase de desconfinamento, a 3 de maio.
Entretanto, esta sexta-feira, a DGS divulgou a listagem dos casos nos 308 concelhos do País, relativo à taxa de incidência cumulativa entre o dia 31 de maio e 13 de abril.
Fica a saber-se que Miranda do Douro registou nesse período de 14 dias 132 casos por cem mil habitantes, o equivalente, na realidade a 9 casos novos.
Os restantes 11 concelhos ficaram abaixo desse limiar, com Mirandela a ser o que ficou mais próximo da zona vermelha, já que registou 92 casos por cem mil habitantes, o que representou 20 novos casos, ficando a sete de ultrapassar a fasquia imposta pelo Governo para haver travão no desconfinamento.
Conferimos agora os números dos restantes concelhos, por 100 mil habitantes: Vimioso teve 75, Vinhais 65, Macedo de Cavaleiros 28, Bragança 27 e Vila Flor 17 por cem mil.
Os restantes cinco concelhos não tiveram qualquer caso em 14 dias: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Torre de Moncorvo.
Na realidade, no distrito de Bragana registou, entre 31 de março e 13 de abril, 51 novos casos de Covid-19
São os números da DGS, divulgados esta sexta-feira que serviram de base para o mapa de desconfinamento na próxima segunda-feira.
Jornalista: Fernando Pires