Depois de muito tempo sem competição devido à pandemia da covid-19, arrancam, amanhã (sábado), várias provas das classes de formação do futebol, que integram três equipas do concelho de Mirandela.
A taça nacional de Sub/15 com a participação do São Pedro de Vale do Conde, e os encontros regionais femininos, em sub/15 e sub/19 com a participação do Sport Clube Mirandela.
São provas que visam apenas dar competição aos mais jovens na retoma da modalidade, já que não haverá atribuição de pontos, independentemente do resultado final de cada jogo.
Ainda assim, Gilberto Gomes, treinador do São Pedro de Vale do Conde, sublinha a importância do regresso da competição. “Para os miúdos, só o treino sem competição é sem dúvida mais difícil para eles. Esta prova não tem pontos, mas para eles já é muito importante”, diz.
Para Gilberto Gomes, esta participação na Taça Nacional de sub/15 também será um teste para a equipa que acabou por não participar no campeonato nacional de iniciados, devido à pandemia. “Tínhamos muita esperança nesta equipa e como ainda não foi possível ver qual seria o seu comportamento em competição, agora já será bom estes jogos para saber como vão reagir”, refere.
Nesta Taça Nacional de Sub/15, na série D, para além do São Pedro de Vale do Conde, também participam o Famalicão, o Aveleda e o Varzim. A competição que terá seis jogos, começa, este sábado, com a equipa do concelho de Mirandela a jogar na Póvoa de Varzim.
Também no setor feminino, estão agendados os denominados encontros regionais em sub/15 e sub/19, onde vão marcar presença duas equipas do Sport Clube Mirandela, que esta temporada decidiu apostar nesta vertente.
Para o coordenador do futebol feminino do SCM, Ricardo Gomes, depois de um ano de enormes constrangimentos devido à pandemia, a realização destas provas foi sem dúvida uma magnífica notícia para as jovens atletas e para o clube. “Isto é fantástico ao nível mental para as nossas atletas, porque era um sonho que o clube tinha na aposta deste projeto e de repente, em janeiro tivemos de parar, mas agora a federação proporciona este torneio, é magnífico”, diz.
E mesmo sendo provas sem pontos ou classificação, Ricardo Gomes garante que as atletas estão muito felizes por poderem finalmente jogar futebol e não apenas treinar. “Elas estão a encarar isto da melhor forma porque é o que queriam. Nota nelas uma alegria e ansiedade por poderem finalmente jogar com outras meninas e não como acontecia até aqui que só jogavam nas equipas mistas. Não querem saber se há ou não pontos em disputam, querem é jogar”, adianta.
As duas equipas têm 23 atletas
O encontro regional feminino de sub/19 terá seis equipas. Para além do Mirandela participam o Valadares, o AD Paredes, o Vianense, a equipa “Hernâni Gonçalves” e ainda o Boavista que será o primeiro adversário das mirandelenses num jogo marcado para este sábado, às 16 horas, no campo da Reginorde.
Já em sub/15, há três equipas. Para além, do SC Mirandela participam o Viseu 2001 e a Guarda. O primeiro jogo do Mirandela está marcado para 15 de Maio, fora, com o Guarda.
Jornalista: Fernando Pires