Depois de, na passada quinta-feira, Mogadouro ter ultrapassado pela segunda semana consecutiva a linha vermelha da incidência cumulativa dos casos covid-19 e com isso recuar no desconfinamento, esta semana deverá acontecer o mesmo aos concelhos de Mirandela e Bragança (que já estão em alerta), porque tudo indica que voltem a ultrapassar os 240 casos por 100 mil habitantes (Mirandela até deve ultrapassar os 480 por cem mil).
Se tal se vier a confirmar, e caso a matriz se mantenha desta forma, então Mirandela e Bragança passam a ter restrições como a limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.
Os restaurantes, cafés e pastelarias só podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo.
Ainda segundo os nossos cálculos, Freixo de Espada à Cinta e Miranda do Douro, que atualmente estão em alerta, devem sair dessa situação, porque não terão ultrapassado os 240 casos por 100 mil habitantes.
Já Vila Flor, que na semana passada ficou a apenas um caso de ficar na lista dos concelhos em alerta, deve agora entrar porque ultrapassou os 240 casos por cada cem mil habitantes.
Refira-se que, estes números dizem respeito ao período entre 15 e 28 de julho (novos casos acumulados, sem contar os recuperados)sobre o qual o Conselho de Ministros vai, hoje, basear-se para classificar os concelhos que ficam em alerta, em risco elevado e muito elevado.
Entretanto, esta quarta-feira, não foi revelado o boletim atualizado da situação epidemiológica da pandemia no distrito. Os últimos números dizem a respeito à passada terça-feira, quando estavam 308 casos ainda ativos.
Jornalista: Fernando Pires