A equipa especializada do município vai remover ramos onde se encontra esta praga e eliminar os ninhos.
A lagarta do pinheiro, também conhecida como processionária, encontra-se habitualmente em pinheiros e tem efeitos nocivos nos humanos e nos animais domésticos. Os seus pelos urticantes são responsáveis por irritações cutâneas, oculares e das vias respiratórias.
De acordo com a autarquia “a invasão por esta espécie varia de intensidade conforme o estado do tempo (variações de temperatura e insolação) e a presença de inimigos naturais (fungos, bactérias, aves).”
Neste âmbito, a equipa de Sapadores Florestais do Município, que dispõe de equipamentos adequados e recursos humanos com formação específica para intervenções desta natureza, terá a cargo a remoção de ramos onde se identifica a praga, eliminando os ninhos através da queima dos mesmos.
A Câmara Municipal de Mirandela informa ainda, em comunicado, que sendo este um problema que afeta todo o concelho, “a autarquia, em articulação com as juntas de freguesia, promoverá um levantamento e respetivas intervenções junto das árvores infetadas”.
A identificação de casos em espaços públicos pode ser feita por qualquer cidadão através do contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete Técnico Florestal, ou com o Serviço Municipal de Veterinária, pelo telefone 278 200 200.
Jornalista: Rita Teixeira