Nos dias 23 e 24 de março, o Rio Tua, em Mirandela, volta a ser palco do Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem, pelo quarto ano consecutivo. 

“Este evento desportivo é uma das maiores competições do calendário nacional da modalidade, quer ao nível de atletas participantes quer ao nível de embarcações envolvidas”, refere o município. 

A prova disputa-se em 2000, 3000 e 5000 metros dependendo da categoria com embarcações monolugares em K1 (kayak) C1 (canoa) e SUPC (Standupcanoe).

“Nas águas do Tua prevêem-se cerca de 1000 participantes, em representação de 50 clubes nacionais competindo em mais de 30 categorias de 12 escalões diferentes”, avança a autarquia.

O evento contará ainda com a presença de atletas do Projeto Olímpico e Paralímpico, incluindo os medalhados Fernando Pimenta e Norberto Mourão.

Segundo a autarca. Júlia Rodrigues, estás iniciativas são uma “importante alavanca” para os setores da hotelaria, restauração e comércio local do concelho.

A prova tem uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Mirandela, a Federação Portuguesa de Canoagem e o Clube Fluvial de Mirandela.

Jornalista: Rita Teixeira 

Foto: Arquivo/Canal N 

Slider