Quem for a Miranda do Douro pode, agora, usufruir de mais dois miradouros com vista para o rio Douro. Um deles está localizado em pleno coração da cidade, onde se pode observar o “2”, e outro na aldeia raiana de Paradela, tido como o local onde o sol nasce primeiro no continente.

Estas duas novas “varandas” sobre as arribas do Parque Natural do Douro Internacional são o resultado de um investimento de cerca de 300 mil euros. Localizados na cidade de Miranda do Douro e na aldeia de Paradela, ponto mais oriental de Portugal, estes miradouros são um dos chamarizes da cidade mirandesa.

Em declarações à agência Lusa, Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, revelou que estas duas infraestruturas já teriam começado a ser construídos no anterior mandato, no entanto, houve a necessidade de os recomeçar, por questões de segurança.

“Temos agora, depois desta operação para melhoria das condições de segurança, dois equipamentos enquadrados na paisagem”, adianta a autarca.

Em Paradela, o Miradouro da Penha das Torres dispõe de um acesso para pessoas com mobilidade reduzida, através de um passadiço em madeira, “tornando-o mais inclusivo” salienta Helena Barril.

No caso do Miradouro de Miranda do Douro, este tem acessos “mais fáceis para quem pretende contemplar esta paisagem natural única e que estão a ser muitos procurados tanto por portugueses como por estrangeiros”, acrescentou.

Nélio Seixas, presidente da Junta de Freguesia de Paradela, refere que o novo miradouro da aldeia é um local bastante requisitado pelos turistas. “Este local é muito visitado pelos turistas de natureza vindos de vários países que pretendem ver paisagens diferentes e idílicas” referiu à agência Lusa.

Estes dois novos miradouros juntam-se à lista dos restantes existentes na região, nomeadamente o Miradouro da Cigadonha, em Picote, o Castro de São João das Arribas, em Aldeia Nova e o da Quintanica, em Vale de Águia. Viajando até ao concelho vizinho, em Mogadouro também existe uma grande manopla de miradouros, como o Castro de Miguel Bravo.

Miradouro São João das Arribas, Aldeia Nova, Miranda do Douro
Miradouro da Quintanica, em Vale de Águia, Miranda do Douro
Miradouro Fraga do Puiu, Picote, Miranda do Douro

Jornalista: Lara Torrado

Slider