Quem for a Miranda do Douro pode, agora, usufruir de mais dois miradouros com vista para o rio Douro. Um deles está localizado em pleno coração da cidade, onde se pode observar o “2”, e outro na aldeia raiana de Paradela, tido como o local onde o sol nasce primeiro no continente.
Estas duas novas “varandas” sobre as arribas do Parque Natural do Douro Internacional são o resultado de um investimento de cerca de 300 mil euros. Localizados na cidade de Miranda do Douro e na aldeia de Paradela, ponto mais oriental de Portugal, estes miradouros são um dos chamarizes da cidade mirandesa.
Em declarações à agência Lusa, Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, revelou que estas duas infraestruturas já teriam começado a ser construídos no anterior mandato, no entanto, houve a necessidade de os recomeçar, por questões de segurança.
“Temos agora, depois desta operação para melhoria das condições de segurança, dois equipamentos enquadrados na paisagem”, adianta a autarca.
Em Paradela, o Miradouro da Penha das Torres dispõe de um acesso para pessoas com mobilidade reduzida, através de um passadiço em madeira, “tornando-o mais inclusivo” salienta Helena Barril.
No caso do Miradouro de Miranda do Douro, este tem acessos “mais fáceis para quem pretende contemplar esta paisagem natural única e que estão a ser muitos procurados tanto por portugueses como por estrangeiros”, acrescentou.
Nélio Seixas, presidente da Junta de Freguesia de Paradela, refere que o novo miradouro da aldeia é um local bastante requisitado pelos turistas. “Este local é muito visitado pelos turistas de natureza vindos de vários países que pretendem ver paisagens diferentes e idílicas” referiu à agência Lusa.
Estes dois novos miradouros juntam-se à lista dos restantes existentes na região, nomeadamente o Miradouro da Cigadonha, em Picote, o Castro de São João das Arribas, em Aldeia Nova e o da Quintanica, em Vale de Águia. Viajando até ao concelho vizinho, em Mogadouro também existe uma grande manopla de miradouros, como o Castro de Miguel Bravo.
Jornalista: Lara Torrado