No próximo dia 24 de março, Miranda do Douro vai ser palco do “Angradecimiento de la Capa d´Honras Mirandesa”. O evento tem como objetivo valorizar esta peça “única” do vestuário tradicional português.
“Este evento pretende valorizar a capa de honras assim como registar o número de capas existentes e a sua antiguidade” escreve, em comunicado, o município de Miranda do Douro, entidade organizadora do evento.
A capa de honras Mirandesa é uma peça feita através do burel tradicional de Miranda do Douro que o seu propósito original era a proteção dos pastores nos dias mais frios de inverno.
De acordo com a autarquia, esta peça de vestuário é um símbolo da “proua” dos mirandeses, sendo hoje reconhecida como uma das mais representativas marcas identitárias da Terra de Miranda.
No entanto, hoje em dia, esta peça emblemática é utilizada um pouco por todo o mundo, tanto por homens como por mulheres e, do seu tecido, são agora reproduzidos várias peças, tais como carteiras, casacos, bolsas, entre outros acessórios.
As inscrições para participar no evento devem ser entregues até ao dia 21 de março no Balcão Único do Município de Miranda do Douro.
Jornalista: Lara Torrado