Miranda do Douro vai ser palco de uma sessão participativa para identificar novas rotas e melhorar a conectividade em torno do rio Douro. O encontro vai decorrer esta quarta-feira, dia 26 de junho, no pavilhão multiusos da cidade.

A jornada, organizada pela Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), insere-se no projeto OET Durius e visa criar um Observatório Transfronteiriço em torno do Douro.

Esta jornada participativa em Miranda do Douro estrutura-se em “várias palestras e mesas-redondas, que decorrerão de manhã e à tarde” refere o comunicado enviado à redação do Canal N. Para além das conversas está, ainda, prevista uma visita ao centro histórico de Miranda do Douro uma hora antes do início do evento, onde os participantes poderão conhecer os principais monumentos da cidade portuguesa e reviver séculos de história.

A iniciativa insere-se no programa europeu Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, e além da AIMRD, participam a Fundação Santa Maria la Real, o cluster Hábitat Eficiente AEICE, o vice-reitorado de investigação e transferência da Universidade de Salamanca e a Câmara Municipal de Zamora, da Espanha. Juntam-se a eles outras três entidades portuguesas: Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural; Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) e Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes (CIM-TTM).

Jornalista: Lara Torrado

Slider