A Câmara Municipal de Miranda do Douro aprovou um regulamento para o transporte de doentes oncológicos, de forma “a permitir o apoio direto a todos os doentes oncológicos sem credencial, para efetivar atos médicos nos hospitais de referência do Norte, de forma gratuita”, explica em comunicado.
Após a assinatura dos protocolos com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro e Sendim, o processo de candidatura já está disponível.
Todos os mirandeses que se se encontrem diagnosticados com a doença e que pretendem usufruir do transporte disponibilizado pela Câmara devem dirigir-se ao Balcão Único da Câmara Municipal, para preencher o requerimento.
No ato da candidatura deve possuir alguns documentos como o cartão de cidadão ou o bilhete de identidade, cartão de contribuinte, cartão de segurança social, cartão nacional de saúde, juntamente com uma fotografia.
Também é necessário o atestado de residência e de eleitor no município, superior a dois anos; o comprovativo de doença oncológica ou declaração médica que ateste doença oncológica e local de prescrição de exames ou consulta de entidade requisitante.
Deve ser referida ainda, a necessidade do doente, quer seja de ventilação, oxigénio ou monitorização, assim como a necessidade de acompanhante e o motivo.
Recorde-se que, este regulamento foi aprovado em julho de 2021 e vai entrar agora em vigor.
Até aqui este transporte era feito por uma empresa privada, o que acabava por ser mais uma despesa para os doentes. Mas agora, a autarquia vai suportar os custos.
Jornalista: Rita Teixeira