O município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, vai implementar um sistema de telegestão das redes de abastecimento de água com o objetivo de evitar desperdícios, anunciou na passada sexta-feira, a autarquia.
Em comunicado, a mesma fonte refere que sistema de telegestão deve estender-se a todo o concelho de forma a melhorar e fortalecer a capacidade de otimização e monitorização de anomalias no abastecimento de água.
Este é um projeto avaliado em mais 74 mil euros, comparticipados em 85% pelos Fundos Europeus.
“Esta nova aplicação é capaz de armazenar milhares de registos, dando uma visão geral do funcionamento da rede de água do município, assim como detetar rapidamente ocorrências e avarias técnicas”, refere a mesma fonte.
Segundo a mesma nota, com este serviço, pretende-se melhorar a qualidade do serviço às populações, consistindo numa ação de combate às fugas de água nas redes de abastecimento, permitindo ao município gerir de uma forma mais eficiente os seus atuais ativos bem como o seu bom funcionamento, de modo a garantir uma melhor qualidade do serviço e a sua sustentabilidade.
Por: Lusa