Constituída por camadas finas de massa recheada com açúcar e canela, a Bola Doce Mirandesa é motivo de festa, durante três dias, em Miranda do Douro.
Páscoa que é Páscoa em Miranda do Douro tem que ter Bola Doce Mirandesa à mesa e esta é mote para a realização da Feira da Bola Doce Mirandesa, que esta a decorrer de 6 a 8 de abril no Largo do Castelo, em Miranda do Douro.
A Bola Doce Mirandesa é o ex-libris da terra de Miranda do Douro, mas não é só deste produto que se faz a festa. “Nós produzimos fumeiro regional e aqui, para além da bola doce, temos chouriço, salpicão e butelo” revela António Carvalho, no entanto, “é a bola doce que continua a ter mais saída”.
Há dicas a seguir para confecionar este produto. Segundo a tradição, é confecionada com farinha, ovos, canela, açúcar, fermento padeiro, manteiga, azeite e sal, mas “o grande segredo está nas mãos de quem a faz” salienta António que, neste caso, é a sua mulher.
Estando na véspera da Páscoa, foram várias as pessoas que se dirigiram à feira com o intuito de adquirirem este produto tão característico da época. Daniela Fernandes e Andreia Fernandes regressaram à terra natal não só pela Páscoa mas, também, para adquirirem este bolo doce. “É um evento de grande dimensão e nós, tendo raízes aqui em Miranda do Douro, não poderíamos perder a oportunidade de aqui vir e de comprar, não só a bola doce, mas, também, os restantes produtos como o folar e os roscos”, explica Daniela.
A bola doce é o doce de eleição de Daniela Fernandes, “é provavelmente o bolo típico mais especial de Miranda do Douro” e reforça dizendo que “a combinação única entre a massa, o açúcar e a canela é divinal”.
Apesar de ser consumida principalmente no período de Páscoa, a bola doce mirandesa é vendida durante todo o ano, no entanto, “na Páscoa é diferente, ganha outro sabor, é mais especial”, salienta Daniela.
Para os locais, este tipo de eventos tem um grande significado, “promove a nossa cultura e os nossos sabores” menciona Rita João, e acrescenta que são este tipo de iniciativas que “levam as pessoas a ficarem mais interessadas pela nossa cidade”.
Sendo Miranda do Douro uma cidade transfronteiriça foram vários os vizinhos espanhóis que, também, marcaram presença na feira. “Vê-se muita gente, especialmente espanhóis que aproveitaram a deixa e vieram visitar não só o evento mas também a cidade”, menciona António Carvalho e explica que “através destas feiras conseguimos atrair gente de fora da região, o que acaba por incentivar os produtores e a restauração”.
A Feira da Bola Doce e dos Produtos da Terra é um evento que tem como principal objetivo contribuir para a divulgação, promoção e vende de produtos regionais e locais e fomentar o convívio. Depois de três dias, o evento fecha hoje portas com o grupo musical Galandum Galandaina.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Município de Miranda do Douro