O município de Miranda do Douro atribuiu 15 bolsas de estudo a alunos do ensino superior, matriculados em cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado, no valor de 1.097 euros cada uma, num investimento total de cerca de 16.500 euros, disse a autarquia em comunicado.
“Este processo é uma tentativa de ajudar a minimizar impacto destas despesas na vida familiar das famílias destes estudantes, e que por vezes são mais carenciadas, e assim fazer face a algumas despesas decorrentes do dia a dia dos alunos do ensino superior”, esclareceu a presidente da câmara, Helena Barril.
Segundo a autarquia, “a educação desempenha um papel fundamental desenvolvimento social, económico e cultural do nosso concelho” e por isso considera “essencial” implementar medidas para apoiar estudantes cadenciados, que tenham dificuldade em prosseguir os estudos por conta da situação económica familiar.
“As bolsas são atribuídas tendo por base o rendimento mensal per capita do agregado familiar, sendo admitidos apenas os candidatos cujo rendimento seja inferior ou igual ao Indexante de Apoios Sociais”.
No total foram submetidas 25 candidaturas, sendo que as restantes dez não preenchiam os requisitos do regulamento. No entanto, a presidente de Miranda pretende que, no próximo ano, a ajuda seja superior à deste ano.
Jornalista: Sara Teixeira