A 27ª edição da Feira Gastronómica do Porco arranca já amanhã em Boticas e decorre até 12 de janeiro. A abertura marcada para as 17 horas vai contar com a presença do ministro da Agricultura e Pescas.
De 9 a 12 de janeiro, mais de 70 expositores vão vender produtos derivados do porco e dar a conhecer a gastronomia de barroso.
Para o presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, “a excelente qualidade dos produtos é a imagem de marca da Feira do Porco e um dos principais atrativos para os milhares de pessoas que se deslocam ao concelho de Boticas durante a realização do evento”, acrescentando que, por isso “conto para tal com o importante contributo dos produtores de fumeiro, peças fundamentais para o sucesso do certame”, referiu.
Por esse motivo, à semelhança dos anos anteriores, a autarquia continua a comparticipar os custos associados ao abate dos porcos, desde que este seja realizado no Matadouro Regional do Barroso, mantendo simultaneamente o rigoroso controlo de qualidade do fumeiro produzido para a feira, de forma que esta seja, mais uma vez, um sucesso de vendas.
Também os Concursos de Melhor Chouriça e de Melhor Salpicão continuarão a fazer parte do programa da feira.
A abertura da XXVII Feira Gastronómica do Porco irá decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a receção marcada para as 17h, seguindo depois a Sessão Solene que contará com a intervenção do autarca de Boticas e em seguida do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
Às 18h15 decorrerá a visita aos expositores da feira, seguindo-se uma degustação gastronómica dos produtos do certame.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Boticas