Para encerrar as Festas de Inverno, que iniciaram a 31 de outubro, em Cidões, com a Festa da Cabra e do Canhoto, os “Mil Diabos à Solta” voltam a Vinhais já neste sábado.
São mais de mil diabos que acompanham uma morte gigante pelas ruas da vila, numa procissão que termina na Pedra, onde as raparigas aprisionadas são castigadas e um espetáculo de som, luz e fogo revela o rosto da morte. Uma tradição assustadora mas que atrai milhares de pessoas ao concelho transmontano.
Segundo a história, os Mil Diabos à Solta são um prolongamento da festa original realizada na quarta-feira de cinzas, onde ganham destaque encenações e espetáculos que motivam também a própria população a vestir o fato encarnado do diabo.
Após a procissão pelas ruas de Vinhais, a festa continua no pavilhão multiusos, com tasquinhas e espetáculos musicais.
No sábado, a manhã começa em Vinhais com o Trail dos Diabos, que corresponde à terceira etapa do Campeonato Distrital da modalidade. Durante a tarde está prevista a inauguração do Centro Interpretativo da Morte e do Diabo, na zona histórica da vila de Vinhais. Neste novo espaço “os visitantes terão acesso a toda a história das mascaradas do concelho, com uma exposição de elevada qualidade, envolvente, atrativa e inovadora”, refere o município, em comunicado.
Recorde a edição de 2022 dos Mil Diabos à Solta.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/Canal N