Depois de interdita desde o dia 11 de março, por decisão do Conselho Intermunicipal da CIM das Terras de Trás-os-Montes, devido às medidas de prevenção e contenção da pandemia da COVID-19, a venda de produtos agrícolas vai regressar ainda esta semana às sedes dos nove concelhos que integram a CIM das Terras de Trás-os-Montes. Uma posição que visa acompanhar o impulso dado à economia local pela abertura do comércio tradicional.
Numa altura de sementeiras, de plantação de culturas hortícolas e num território em que agricultura tem um peso muito significativo no tecido económico, a abertura destes locais é essencial para assegurar a venda e compra de renovo para plantar. Sendo assim, esta medida é entendida como uma forma de garantir a manutenção de produções essenciais para a economia familiar e simultaneamente vai responder à necessidade de agricultores/produtores escoarem os produtos.
A reabertura destes locais estará envolta em rigorosas normas de higiene e segurança, cumprindo todas as diretrizes emanadas das autoridades de saúde pública, sendo obrigatório o uso de máscara para vendedores e público, a existência de dispensador, em cada banca, para desinfeção das mãos e a delimitação dos lugares destinados aos vendedores, respeitando a distância de segurança.
A CIM das Terras de Trás-os-Montes está também a avaliar a possibilidade de reabrir as Feiras semanais/quinzenais a todos os vendedores, sendo certo que tal medida está dependente da evolução da situação pandémica e das determinações governamentais.
Saliente-se que a venda de produtos da terra coincidirá com os dias das feiras municipais de cada concelho, iniciando-se esta semana e ficando ao critério de cada município a definição de mais dias para o efeito.