Sete homens e duas mulheres foram detidos pela GNR de Vila Real numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes que abrangeu seis distritos e envolveu mais de 80 militares.
Nove pessoas foram detidas esta terça-feira pela GNR de Vila Real numa vasta operação que visou desmantelar uma rede de tráfico de droga que atuava no norte de Portugal. Os suspeitos, sete homens e duas mulheres, com idades entre os 25 e os 51 anos, foram detidos nos concelhos de Braga, Porto, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, São Pedro do Sul, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.
A operação, conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Real, resultou de uma investigação de quase dois anos que apurou que os detidos estavam envolvidos na venda e distribuição de droga nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Vila Real e Viseu.
Foram cumpridos nove mandados de detenção e 25 mandados de busca – dez em residências, 14 em veículos e uma numa garagem. No total, a GNR apreendeu 7.030 doses de haxixe, 819 de canábis, 699 de cocaína, 180 selos de LSD, dois frascos de LSD líquido, 675 doses de MDMA e 220 de ecstasy, além de quatro balanças de precisão, diverso material de corte e embalamento, 13 telemóveis, 18.009 euros em numerário, 225 dólares americanos, nove viaturas e uma réplica de arma de fogo.
Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Vila Real amanhã, onde serão submetidos ao primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.
Na operação, participaram 86 militares das unidades de investigação criminal e de intervenção dos Comandos Territoriais de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Vila Real e Viseu, assim como do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI).
Jornalista: Lara Torrado