Chama-se “Mazapié” e é uma nova modalidade com origem em Espanha. Criado por um professor de Educação Física do país vizinho, o novo desporto alia a prática de exercício físico à promoção da proteção ambiental.

O nome “Mazapié” resulta da combinação de dois elementos centrais da modalidade: a possibilidade de ser jogado com os pés e a utilização de sticks feitos com materiais reciclados, promovendo assim a preservação do meio ambiente. Para além da vertente educativa do projeto, o jogo conta ainda com uma componente tecnológica, tornando-o mais cativante. Durante os jogos, os participantes têm a oportunidade de utilizar cartas virtuais, que ditam regras inesperadas a meio das partidas, tornando cada encontro imprevisível e dinâmico.

O projeto é totalmente financiado por fundos da União Europeia e está a ser dinamizado entre escolas de Portugal, Espanha e Itália. Em Portugal, está a ser apresentado a escolas da região transmontana.

A modalidade é praticada em formato de encontros entre equipas, que decorrerão em diferentes escolas da região, com o objetivo de dar a conhecer este novo desporto. A equipa que se sagrar campeã em Portugal terá a oportunidade de viajar até Itália, onde se realizará um encontro com as equipas vencedoras dos outros países participantes.

O próximo encontro está marcado para Palermo, na Itália, reforçando o caráter intercultural da iniciativa. O primeiro jogo de Mazapié em Portugal decorreu nas instalações da EPA Carvalhais, em Mirandela, marcando o arranque oficial da modalidade na região e deixando boas expectativas para o futuro da sua implementação nas escolas.

O objetivo principal do Mazapié é promover a atividade física entre os mais jovens, aliando movimento, consciência ecológica e tecnologia num formato divertido e educativo.

Jornalista: Micaela Costa

Slider