Há mais uma jovem com ligações a Mirandela que também participa no concurso “EDP Tanto Fado” que procura talentos na área do Fado que não tenham um contrato discográfico nem possuam mais do que um disco de autor editado.
Chama-se Nadine Mendonça Gaspar, é filha de um casal natural do concelho de Mirandela – o pai é do Cachão e a mãe de Lamas de Orelhão – são emigrantes na Suiça.
Nadine tem 21 anos e inscreveu-se no concurso depois de um desafio lançado por uma familiar. “Foi uma tia que me ligou a dizer para me inscrever neste concurso”, revela.
A jovem, que nasceu em Genebra mas que vem com regularidade nas férias à terra dos seus pais, conta o episódio que lhe despertou a paixão de cantar fado, há seis anos. “Sempre gostei de cantar, mas não gostava de fado. Até que um dia, tinha 15 anos, estava no carro com o meu pai e estávamos a ouvir um fado da Amália. Ele disse que eu era boa para cantar fado, depois comecei a cantar em casa com a família e numas festas de um rancho folclórico que frequento aqui na Suiça e agora adoro”, conta.
Para o concurso, Nadine decidiu enviar um vídeo bem original sem qualquer acompanhamento musical. “Não tenho guitarristas e por isso pensei enviar apenas a minha voz para poderem julgar-me dessa forma”, adianta.
Nadine Mendonça Gaspar tem esperança que as votações online “venham a aumentar” e confessa que gostaria de “seguir uma carreira musical no fado e o concurso poderá ser uma boa janela de oportunidade”, conclui.
Depois de Maria Sanhudo, mais uma jovem com “uma costela” mirandelense a participar no concurso “EDP Tanto Fado”, em que o vencedor irá editar um álbum com a Sony Music e ainda atuar no palco EDP Fado Café na próxima edição do festival NOS Alive.
Apesar de as inscrições ainda decorrerem até esta quinta-feira, as votações online já começaram e serão válidas até dia 29 de novembro (domingo), no site do concurso.
Os 16 semifinalistas serão anunciados no dia 2 de dezembro – 6 serão escolhidos através de votação no site do concurso e os restantes 10 serão por escolha direta do júri. Dos semifinalistas serão selecionados para a final 8 fadistas, anunciados no dia 11 de dezembro.
A final do concurso terá lugar no dia 20 de dezembro, em Lisboa.
Jornalista: Fernando Pires