São 26 produtores da região transmontana que vão marcar presença no ‘Trás-os-Montes em Prova’, na cidade do Porto, a terceira edição do evento.

No próximo dia 7 de dezembro, vai ser possível conhecer e provar mais de 150 referências de vinho transmontano, das 15h00 às 20h00, no Hotel Crowne Plaza, em plena Avenida da Boavista. O evento é organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) e contará com cerca de três dezenas de participantes.

Nesta terceira edição, os produtores vão dar a conhecer as suas mais recentes novidades, assim como a sua história e tradições seculares.

“O principal objetivo da iniciativa ‘Trás-os-Montes em Prova’ é elevar o patamar dos vinhos desta região vitivinícola, dando a conhecer o que de melhor se faz no setor nas terras transmontanas. São vinhos verdadeiramente únicos ou não fosse Trás-os-Montes a região portuguesa com maior expressão de vinhas velhas centenárias, com solos ora graníticos ora xistosos, com dezenas de castas autóctones e onde funcionam ainda antigos lagares rupestres. Tudo isto tem permitido que a região se diferencie na produção de vinhos inigualáveis”, explica a CVRTM, em nota de imprensa.

Os bilhetes têm um custo de 10 euros e podem ser adquiridos antecipadamente online ou no local do evento. O acesso permite provar todas as referências disponíveis, dos diferentes produtores.

“Em Trás-os-Montes cada vinho é um vinho, com perfil, personalidade e caráter distintos, mas há sempre um denominador comum: a qualidade e a vontade de atrair, os portuenses, os portugueses e o mundo, para o enorme potencial que a nossa região tem para oferecer.”, afirma Ana Alves, presidente da CVRTM.

“Este ano, optámos por fazer apenas este evento vínico no Porto, que vai já na terceira edição, para reunirmos um maior número de expositores e o objetivo foi bem-sucedido, já que vamos abrir portas com a sala cheia de produtores, que estarão à espera de todos aqueles que queiram provar bons vinhos e ouvir boas histórias”, acrescenta.

Esta edição conta com os vinhos Bago de Ouro, Alto do Joa & Feito de Joa, Casa José Pedro, Casal Faria, Cinética, De Sousa, Encostas de Sonim, Encostas de Vassal, Erbon & Dom Botelho, Flandório, Mabitxo, Maria Gins, Marimbelo, Mont’alegre Vinhos, Ninho da Pita, Palmeirim D’Inglaterra, Persistente, Quinta das Corriças e Quinta do Salvante. A estes juntam-se ainda os vinhos Quinta Serra d’Oura & Head Rock, Romano Cunha, Terra Montana & Vinum Flaviae, Terras de Mogadouro, Villela Seca, Vinhas Velhas Mogadouro e Vinho dos Mortos, para todos juntos revelarem o caráter e personalidade dos vinhos de Trás-os-Montes.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider