Esta terça-feira, o distrito de Bragança aumentou para 236 o número de casos ativos de covid-19, depois de, nas últimas 24 horas, se terem registado 35 novos casos de infeção, indica o mais recente boletim das autoridades de saúde.
No concelho de Mogadouro verificou-se o maior aumento de novos casos, que atingiu mais 17 pessoas (12 em Bemposta e 5 em Urrós). Seguiu-se o concelho de Bragança com mais uma dezena de infetados. Já Vila Flor e Vinhais têm mais dois casos, comparativamente ao dia de ontem, enquanto Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Carrazeda de Ansiães registaram mais um caso de covid-19.
Apesar de a análise dos números semanais da incidência cumulativa a 14 dias só acontecer na próxima quinta-feira, na reunião de Conselho de Ministros, já não há dúvidas que o concelho de Mogadouro vai ultrapassar, pela segunda semana consecutiva, os 240 casos por cem mil habitantes, e com isso vai recuar no plano de desconfinamento (atualmente está em situação de alerta mas sem restrições).
Aliás, é muito provável que Mogadouro esta semana venha mesmo a ultrapassar os 480 casos por 100 mil habitantes e por isso ficará a ser considerado um concelho de risco muito elevado.
Na prática, o que vai passar a acontecer no concelho de Mogadouro é que será exigido o certificado digital ou teste negativo no acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior, às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, sendo que o funcionamento destes estabelecimentos está permitido até às 22h30.
Para estes fins são admitidos quatro tipos de testes:
Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;
Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;
Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado;
Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.
Outras das medidas a aplicar em Mogadouro é que haverá limitação de circulação na via pública, a partir das 23h00.
Em perigo de ficarem em situação de alerta, por ultrapassarem pela primeira vez os 240 casos por cem mil habitantes, mas ainda sem recuo no desconfinamento – o que só acontecerá caso na próxima semana voltem a ultrapassar a linha vermelha – estão os concelhos de Mirandela, Miranda do Douro, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta e Bragança.
Confira os casos ainda ativos por concelho e as freguesias mais atingidas:
MIRANDELA 62 (52 na cidade e 3 na freguesia de Frechas)
BRAGANÇA 57 (44 na União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, 3 em Carragosa e 3 em Espinhosela)
MOGADOURO 57 (30 em Bemposta, 18 em Urrós, 5 na vila)
MIRANDA DO DOURO 19 (8 em Sendim)
VILA FLOR 14
VINHAIS 11
FREIXO DE ESPADA À CINTA 8
MACEDO DE CAVALEIROS 4
ALFÂNDEGA DA FÉ 2
VIMIOSO 1
CARRAZEDA DE ANSIÃES 1
TORRE DE MONCORVO 0
Jornalista: Fernando Pires