Grupo suíço investe 25 milhões de euros no projeto que vai ter capacidade para produzir cerca de 85 gigawatts de energia por ano, o suficiente para suportar 30 mil habitações.
É no distrito de Bragança, em Mogadouro, que se encontra instalada a maior central fotovoltaica do Norte, onde vai ser feito o investimento. O parque fotovoltaico dispõe de 65 hectares de terreno e 120 mil painéis solares, sendo considerado o maior projeto privado na área do Norte, avançado pelo grupo suíço Smart Energy. No concelho de Mogadouro, o novo projeto planeia empregar cerca de 150 pessoas, sendo que parte esta reservada para a mão de obra local.
Fernando Ribeiro, diretor de construção da Smart Energy Portugal, declarou que “a escolha é sobretudo técnica” devido à proximidade com a rede elétrica nacional, mas, na altura também foi uma aposta “porque este é o maior projeto no norte de Portugal e era uma zona pouco trabalhada ainda”.
O projeto prepara-se para avançar no mês de junho, com uma segunda fase que acresce ao investimento mais 15 milhões de euros. “Tivemos recentemente o licenciamento do segundo projeto, Mogadouro 2, que se vai desenvolver contíguo a este. Iniciaremos a construção ainda este ano, em maio/junho entraremos no terreno com a obra”, adianta.
O presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, fala da importância do investimento por parte da empresa, numa altura em que a pandemia afetou a economia local do concelho. “Foi um investimento muito importante nesta época tão má. Ajudou, em muito, não só famílias como empresas e a própria hotelaria e restauração”, refere.
Graças ao investimento, planeia-se que 30 mil habitações possam usufruir de energia mais sustentável.
Escrito por: Catarina Carneiro
Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens